Páginas


sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Campo 16/12/2010 - Bom Retiro

Ontem fomos a campo esperando que não chovesse, mas infelizmente pegamos chuva novamente.
Fomos eu a Anas, a Adriana e o Luis Paulo (meu namorado). Fizemos as trilhas à cavalo, mesmo com a chuva, e deu tudo certo. As armadilhas funcionaram muito bem e terminamos o trabalho em tempo recorde, antes das 5h já estávamos de volta na pousada.
Dessa vez tivemos poucas fotos, entretanto fotos boas!
Veado (Mazama nana)

Registramos este veado e seu filhote em uma das trilhas. Ultimamente temos obtido muitos registros de veado enquanto que os felinos andam mais tímidos aos flashes.
Tivemos também um registro de Puma em uma trilha onde já havíamos registrado dois filhotes no mês de Junho.
Puma (Puma concolor)
Como este indivíduo parece ser jovem, acreditamos ser um dos filhotes registrados na mesma trilha a 5 meses atrás, se estivermos certos é um ótimo sinal de que a população desses animais na reserva está se mantendo.

Os dados que obtivemos hoje nos trouxeram boas notícias, de que os animais estão se reproduzindo na área da Reserva, a foto do veado é a terceira foto de filhote que obtemos, antes dela registramos um macaco-prego com filhote e os filhotes de puma. Estes são ótimos indícios de um ambiente saudável onde as populações de mamíferos podem se manter.

Até a próxima!
Júlia

sábado, 4 de dezembro de 2010

Campo 04/12/2010 - Bom Retiro

O campo de hoje foi dolorido, molhado e cansativo.
Pra começar saimos de Floripa as 6h30, só eu e a Raquel (Anas de pé machucado). Chegamos lá e como choveu muito nos ultimos dias, o Carlos (proprietário da Reserva) nos recomendou que nao fossemos a cavalo, pois as trilhas estariam muito molhadas e escorregadias.
Então fomos fazer a primeira trilha (das 6) a pé e com chuva, percebemos que nao teríamos condições de fazer as seis trilhas daquele jeito, ainda mais tendo que trocar as armadilhas de ponto. Então tivemos a ideia de irmos de trator!!!
E foi uma ótima ideia! O Carlos foi dirigindo e eu e a Raquel fomos sentadas em cada roda (divertido e tenso, hehe) e otimizou MUITO o nosso tempo e os nossos esforços.
Acho que umas 14h voltamos pra pousada para trocarmos as roupas molhadas e comer umas frutas  e a Raquel veio dirigindo o trator do começo da trilha até a pousada.


Depois voltamos para fazer as duas ultimas trilhas, onde obtivemos um novo registro de mamífero! Três fotos de capivara!
Capivara (Hydrochoerus hydrochaeris)

Capivara (Hydrochoerus hydrochaeris)
 A capivara é o maior roedor vivente. É um animal associado à água, ocorrendo próximos a banhados, lagoas e rios. Além disso possui grande importância para o ecossistema sendo uma das principais presas de grande predadores como o Puma (Puma concolor).

É isso aí!
Daqui a 15 dias tem mais.

Júlia

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Saída de campo 21/11/2010 para Bom Retiro!

Olá pessoal, boa tarde tudo bem?

Quem posta hoje é a Anas, e vou contar um pouquinho da nossa mais última semana!
Como já comentamos, estamos no início do nosso projeto com iscas odoríferas, depois de um longo tempo de levantamento de fauna, estudo do local e projeto piloto! E na última saída fomos colocar as iscas pra atrair nossos gatinhos nas trilhas onde já se encontravam as armadilhas.

Desta vez foi apenas eu e a Adri, uma aluna da Biologia que está começando a acompanhar nosso trabalho e é uma futura potencial membra das selvagens! Júlia e Rayzinha estavam viajando. Tivemos a cia também do Juan, que trabalha na pousada Curucaca, manja muito de cavalos e sempre dá todo auxílio para nós. Valeu Juan!

E essa última revisão foi recheada! Tivemos muuuuuitos registros de animais! Vários veados, dois pumas, jaguatiricas, gatos-do-mato-pequeno, muitos Jacus, que são as estrelas da RPPN- adoram pousar pra foto!- uma jaguatirica curiosa cheirando a armadilha- é um comportamento muito observado nessa espécie, fuçar a armadilha fotográfica, hehe- e até um macaco prego com filhote nas costas! Lindo demais!
Jaguatirica (Leopardus pardalis)

Jacú (Penelope obscura)

Veado (Mazama sp.)

Puma (Puma concolor)

Gato-do-mato-pequeno (Leopardus tigrinus)

Veado (Mazama sp.)

Leopardus sp.


Tivemos um super encontro também com essa bichana ai, uma caranguejeira, no meio da estrada, indo para a trilha da Pedra! Nunca tinha visto uma assim tão pertinho, muito legal! Brabeza pura, queria ir pra cima dos cavalos!

Revisamos todas as armadilhas das seis trilhas, colocamos todas as iscas para nossos gatos- erva de gato, óleo de peixe, cravo, etc- em um dia maravilhoso de muito sol nesse lugar tão encantador que é Bom Retiro! Antes das 18:00 h já tínhamos terminado todo trabalho, e fomos embora a tempo de não pegar a chuva que se aproximava... Enfim, mais uma ótima jornada de trabalho! Valeu Adri e Juan pela ajuda, e ao Carlos e Silvana, propietários da RPPN, por todo apoio sempre!
Em breve postamos mais notícias e resultados das iscas! Obrigada a todos!
Grande abraço,

Anastácia

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Sepex

Ocorreu entre os dias 20 e 23 de outubro a Sepex (Semana de Pesquisa e Extensão) na UFSC. É um evento onde é exposto à comunidade tudo o que se faz dentro da UFSC, estudantes de vários cursos participam e além disso o evento conta com uma série de apresentações artisticas como dança, capoeira, canto entre outros.

Nós participamos deste evento no stand do LETA (Laboratório de Etologia Aplicada)
Para o evento confeccionamos um jogo de relacionar as pegadas com os animais, para atrair principalmente as crianças ao tema que apresentamos - Mamíferos de Santa Catarina. E o jogo fez o maior sucesso tanto entre as crianças como entre os adultos que arriscaram jogar também.

Além disso apresentamos alguns moldes de gesso de pegadas e algumas fotos provenientes das armadilhas fotográficas.

É isso! Em breve posts do próximo campo!

domingo, 3 de outubro de 2010

V Congresso Brasileiro de Mastozoologia

Olá a todos!!
Entre os dias 19 e 23 de setembro estivemos no V Congresso Brasileiro de Mastozoologia, em São Pedro, SP.
Levamos três pôsteres, dois com dados do projeto que desenvolvíamos anteriormente (do mestrado da Vá) e um com os dados do TCC da Raquel

Anas
Ray
Foi um congresso muito bom, bem organizado, boas palestras e ótimos mini-cursos!
Jantando na rodoviária de São Paulo: Vá, Ray, PV, Felipe, eu e a Anas!

Até mais!
Júlia

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Bio na Rua

Olá a todos!!

O Bio na Rua é um evento organizado pelos próprios estudantes de Biologia da UFSC todo ano no mês de setembro. A intenção é mostrar pra comunidade um pouco do que é feito dentro do nosso curso, levar curiosidade, bater um papo e tirar dúvidas sobre qualquer coisa biológica!!


 Ano passado nosso grupo participou desse evento juntamente com o Felipe e a Laíse, que também trabalham com mamíferos na UFSC.


Esse ano levamos uma maquete para tornar o assunto mais atrativo às crianças e levamos um banner com nossas melhores fotos. 


 Eu e a Ray arrumando o Banner!!
Ray, Anas e eu no Bio na Rua 2010!

Abraço a todos, e até mais!

domingo, 12 de setembro de 2010

Saída de campo RPPN Curucaca 11/09/10

Oi pessoal, boa tarde! Hoje quem escreve é a Anastácia, integrante do grupo das selvagens!

Ontem, dia 11/09, realizamos mais uma saída de campo para a RPPN Curucaca, em Bom Retiro- SC, nossa área de Estudo. Ai vai uma foto de parte da RPNN em uma outra saída de campo que realizamos.
Eu e a Júlia fomos revisar as armadilhas fotográficas do projeto que estamos realizando lá, com iscas odoríferas para Felinos. Saímos seis e meia da manhã da UFSC e chegamos perto das nove. Depois de um café da manhã delicioso pegamos o Pretinho e o Rosado, nossos cavalos mega parceiros, queridos e super eficientes- é, eles trabalham super bem em campo!- e fomos fazer as trilhas.
Não tivemos muitos registros de felinos, dessa vez, mas pela primeira vez registramos um Cachorro do Mato (Cerdocyon thous)!!!

Cachorro do mato (Cerdocyon thous)


Olha que lindeza! E lá atrás da foto dá pra ver uns olhinhos, achamos que é o filhote...
Eu e a Julinha ficamos super felizes, pois em aproximadamente sete meses de amostragem da área não tínhamos registrado nenhum ainda! E ah, pegamos alguns quatis também, que fazia tempo não visitavam nossas armadilhas! E também algumas Jaguatiricas maravilhosas.
Jaguatirica (Leopardus pardalis)

Quati (Nasua nasua)

Depois de fazer várias trilhas demos uma pausa pros nossos mustangues descansarem, em um lugar bem feio assim. Gente como eu amo esse lugar, é mágico, lindo! Definitvamente, a gente ama o que faz!

Bom, depois dessa pausa fomos fazer a Trilha da Pedra, a penúltima do dia. Subimos bastante e chegamos em um local com muita taquara, era impossível passar a cavalo. Descemos e amarramos o Sr. Rosado e meu Donzelo Pretinho e fomos nos embrenhando naquele mar de taquara, mas tava silencioso demais, fechado demais, e vimos um lugar muito parecido com uma toca, e das grandes! Resolvemos sair dali rapidinho, e nisso o Rosado se soltou da árvore onde estava amarrado e tava super nervoso! Já ficamos meio assim né, e dai veio o cheiro! Um cheiro forte, estranho! Pronto! Um Puma deve estar aqui perto! Passamos voando pelas taquaras, e acho que a Julinha nunca subiu tão rápido no Rosado, hahaha! Foi só subir e eles dispararam! É, acho que chegamos perto de ver o bichano! Ficamos meio apreensivas, mas bem que a gente queria né Julinha! Mas não presas naquele monte de taquara, mal conseguindo se mover, hehe! Terminamos assim nosso trabalho, fazendo mais uma trilha e voltamos para a Pousada... Depois de almoçar às cinco e meia da tarde voltamos para Floripa. E lá se foi mais um dia maravilhoso, cansativo mas bom demais de campo!

Valeu galera! Outra hora venho aqui pra contar mais pra vocês sobre nosso trabalho, que não deixam de ser nossas aventuras hehe!

Um abraço,
Anastácia

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Armadilha Fotográfica

Acho importante avisar aqui que todas as fotos de animais (silvestres) que serão postadas  no Blog, são fotos obtidas através de armadilhas fotográficas.

Esse equipamento é formado por uma camera fotográfica que é conectada a um sensor de movimento. Quando um animal passa na frente dela,  o sensor é acionado e a foto é registrada. Essa tecnologia já vem sendo desenvolvida no Brasil e as armadilhas que nós utilizamos são de marca nacional (Tigrinus  Equipamentos para Pesquisa; http://www.tigrinus.com.br).

Então basicamente o que fazemos em campo é instalar armadilhas (amarramos elas em árvores apontando pra trilhas ou carreiros), e fazer a manutenção das mesmas (trocar a memória das cameras, pilhas e baterias).


Este é um ótimo método de pesquisa para mamíferos terrestres de médio a grande porte por ser uma metodologia não-invasiva e gerar muito dados interessantes. Cada foto registra a data e hora que o animal passou. Através destas informações é possivel determinar o período de atividade de uma determinada espécie (que período do dia ela está mais ativa), quais áreas preferem frequentar, além de registrar quais espécies existem na área e dependendo da espécie é possivel inclusive fazer uma estimativa populacional.

Para mais detalhes sobre os nossos projetos acesse: http://www.leta.ufsc.br/projetos/projetos_silvestres_principal.htm

Forte abraço

Júlia

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Bem vindos!

Sendo este o primeiro post do Blog sinto-me na obrigação de dar algumas explicações, contar brevemente como chegamos até aqui e porque resolvemos criar este Blog.

Inicialmente nos apresentando, somos o grupo de estudos em animais silvestres do Laboratório de Etologia Aplicada (LETA) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), ou simplesmente a Vanessa (Vá), a Raquel (Ray), a Júlia (Drú/Jú => eu) e a Anastácia (Anas).

Somos todas graduandas em Ciências Biológicas da UFSC exceto a Vanessa que já é graduada em Biologia e possui mestrado em Ecologia.

Desenvolvemos algumas pesquisas relacionadas aos aspectos ecológicos e comportamentais de mamíferos terrestres através do uso de armadilhas fotográficas e  pretendemos com este Blog dar a oportunidade para que qualquer pessoa possa acompanhar nossas pesquisas e compartilhar como é a nossa rotina de campo.


Abraço a todos e bem vindos!

Júlia