Páginas


sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Campo 16/12/2010 - Bom Retiro

Ontem fomos a campo esperando que não chovesse, mas infelizmente pegamos chuva novamente.
Fomos eu a Anas, a Adriana e o Luis Paulo (meu namorado). Fizemos as trilhas à cavalo, mesmo com a chuva, e deu tudo certo. As armadilhas funcionaram muito bem e terminamos o trabalho em tempo recorde, antes das 5h já estávamos de volta na pousada.
Dessa vez tivemos poucas fotos, entretanto fotos boas!
Veado (Mazama nana)

Registramos este veado e seu filhote em uma das trilhas. Ultimamente temos obtido muitos registros de veado enquanto que os felinos andam mais tímidos aos flashes.
Tivemos também um registro de Puma em uma trilha onde já havíamos registrado dois filhotes no mês de Junho.
Puma (Puma concolor)
Como este indivíduo parece ser jovem, acreditamos ser um dos filhotes registrados na mesma trilha a 5 meses atrás, se estivermos certos é um ótimo sinal de que a população desses animais na reserva está se mantendo.

Os dados que obtivemos hoje nos trouxeram boas notícias, de que os animais estão se reproduzindo na área da Reserva, a foto do veado é a terceira foto de filhote que obtemos, antes dela registramos um macaco-prego com filhote e os filhotes de puma. Estes são ótimos indícios de um ambiente saudável onde as populações de mamíferos podem se manter.

Até a próxima!
Júlia

sábado, 4 de dezembro de 2010

Campo 04/12/2010 - Bom Retiro

O campo de hoje foi dolorido, molhado e cansativo.
Pra começar saimos de Floripa as 6h30, só eu e a Raquel (Anas de pé machucado). Chegamos lá e como choveu muito nos ultimos dias, o Carlos (proprietário da Reserva) nos recomendou que nao fossemos a cavalo, pois as trilhas estariam muito molhadas e escorregadias.
Então fomos fazer a primeira trilha (das 6) a pé e com chuva, percebemos que nao teríamos condições de fazer as seis trilhas daquele jeito, ainda mais tendo que trocar as armadilhas de ponto. Então tivemos a ideia de irmos de trator!!!
E foi uma ótima ideia! O Carlos foi dirigindo e eu e a Raquel fomos sentadas em cada roda (divertido e tenso, hehe) e otimizou MUITO o nosso tempo e os nossos esforços.
Acho que umas 14h voltamos pra pousada para trocarmos as roupas molhadas e comer umas frutas  e a Raquel veio dirigindo o trator do começo da trilha até a pousada.


Depois voltamos para fazer as duas ultimas trilhas, onde obtivemos um novo registro de mamífero! Três fotos de capivara!
Capivara (Hydrochoerus hydrochaeris)

Capivara (Hydrochoerus hydrochaeris)
 A capivara é o maior roedor vivente. É um animal associado à água, ocorrendo próximos a banhados, lagoas e rios. Além disso possui grande importância para o ecossistema sendo uma das principais presas de grande predadores como o Puma (Puma concolor).

É isso aí!
Daqui a 15 dias tem mais.

Júlia