Páginas


quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Campo 1/02/2011 - Bom Retiro

Esse campo quase ganhou o prêmio de pior campo da minha vida! hahahahaha
Bom, fomos só eu e a Adri, saindo de Floripa às 7h (mais tarde que o usual, pra testar se damos conta do recado em menos tempo). Pegamos fila na 282 pois estavam arrumando trechos da estrada, chegamos em Bom Retiro pelas 9h30. Tomamos um café da manhã rapidinho e logo fomos pro mato, o Juan foi com a gente até um pedaço pra dar uma ajuda.
Depois de ter que voltar num ponto porque esqueci de pôr as sílicas (um material que absorve a umidade), ficamos um tempão tentando fazer uma armadilha funcionar, até que decidimos levar pra manutenção.
Depois fomos revisar as armadilhas de mais duas trilhas do outro lado da Reserva.
Na Trilha da Cavalgada (nessa trilha que registramos os filhotes de puma), que estava MUITO fechada também, logo no início uma árvore caída, tivemos que deixar os cavalos ali e seguir a pé.
É uma trilha relativamente curta (apesar de parecer mais curta quando vamos à cavalo) e as laterais são muito fechadas, não tem nenhum carreiro muito aparente, então parece que se tiver algum bicho ali vai estar na trilha principal na nossa frente, e como já registramos alguns pumas ali (muitos à luz do dia inclusive) começamos a imaginar encontrar um deles, sendo que estávamos sem cavalo, só nós duas sem nem um facão. Deixando o medo tomar conta a gente já tava até ouvindo e vendo coisas! uahauhauhaa.
Chegamos na armadilha, nem vimos as fotos, até porque chovia muito, levamos pro começo da trilha e instalamos lá, isso já eram quase 19h, e normalmente saímos de Bom Retiro as 18h30 no máximo!!! O motorista deve estar  p* da vida, pensamos.
Chegamos na pousada, trocamos de roupa (tudo encharcado) e almoçamos. Saímos da Pousada umas 19h20. O motora, Seu Jordão SUPER gente boa, ficou de boa com o horário e não reclamou. Saímos de Bom Retiro, já estando na 282 quase em Alfredo Wagner (isso se não passamos, não lembro direito), a Adri fala "Júlia, tu pegou a armadilha??". !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Esquecemos lá!!!! Na pressa ninguém lembrou, Seu Jordão na mesma hora deu a volta e nos levou pra Bom Retiro de novo pra pegar a armadilha, "é o projeto de vocês não é?" ele disse já dando a volta, isso aí seu Jordão!!! Como é bom encontrar alguém que entende a gente e os nossos problemas!
Pegamos a armadilha, e nos mandamos!
Cachorro do mato (Cerdocyon thous) predando um sapo (Bufonidae)

Foto que a armadilha tirou da gente no ultimo campo.
Eu no cavalo marrom (Marimbondo), a Adri no cavalo da frente (a Jorgete)
 e a Anas no cavalo do meu lado (o Yogi)


Chegamos em Floripa as 22h30! Com uma armadilha com problema, sem fotos boas, sem uma mísera jaguatirica, molhadas e exaustas!
Acho que esse campo só não ganha mesmo o prêmio de pior campo da minha vida porque o Seu Jordão estava lá com toda a sua compreensão e simpatia!!

Valeu Seu Jordão!