Páginas


terça-feira, 7 de setembro de 2010

Armadilha Fotográfica

Acho importante avisar aqui que todas as fotos de animais (silvestres) que serão postadas  no Blog, são fotos obtidas através de armadilhas fotográficas.

Esse equipamento é formado por uma camera fotográfica que é conectada a um sensor de movimento. Quando um animal passa na frente dela,  o sensor é acionado e a foto é registrada. Essa tecnologia já vem sendo desenvolvida no Brasil e as armadilhas que nós utilizamos são de marca nacional (Tigrinus  Equipamentos para Pesquisa; http://www.tigrinus.com.br).

Então basicamente o que fazemos em campo é instalar armadilhas (amarramos elas em árvores apontando pra trilhas ou carreiros), e fazer a manutenção das mesmas (trocar a memória das cameras, pilhas e baterias).


Este é um ótimo método de pesquisa para mamíferos terrestres de médio a grande porte por ser uma metodologia não-invasiva e gerar muito dados interessantes. Cada foto registra a data e hora que o animal passou. Através destas informações é possivel determinar o período de atividade de uma determinada espécie (que período do dia ela está mais ativa), quais áreas preferem frequentar, além de registrar quais espécies existem na área e dependendo da espécie é possivel inclusive fazer uma estimativa populacional.

Para mais detalhes sobre os nossos projetos acesse: http://www.leta.ufsc.br/projetos/projetos_silvestres_principal.htm

Forte abraço

Júlia

Um comentário: