Páginas


domingo, 12 de setembro de 2010

Saída de campo RPPN Curucaca 11/09/10

Oi pessoal, boa tarde! Hoje quem escreve é a Anastácia, integrante do grupo das selvagens!

Ontem, dia 11/09, realizamos mais uma saída de campo para a RPPN Curucaca, em Bom Retiro- SC, nossa área de Estudo. Ai vai uma foto de parte da RPNN em uma outra saída de campo que realizamos.
Eu e a Júlia fomos revisar as armadilhas fotográficas do projeto que estamos realizando lá, com iscas odoríferas para Felinos. Saímos seis e meia da manhã da UFSC e chegamos perto das nove. Depois de um café da manhã delicioso pegamos o Pretinho e o Rosado, nossos cavalos mega parceiros, queridos e super eficientes- é, eles trabalham super bem em campo!- e fomos fazer as trilhas.
Não tivemos muitos registros de felinos, dessa vez, mas pela primeira vez registramos um Cachorro do Mato (Cerdocyon thous)!!!

Cachorro do mato (Cerdocyon thous)


Olha que lindeza! E lá atrás da foto dá pra ver uns olhinhos, achamos que é o filhote...
Eu e a Julinha ficamos super felizes, pois em aproximadamente sete meses de amostragem da área não tínhamos registrado nenhum ainda! E ah, pegamos alguns quatis também, que fazia tempo não visitavam nossas armadilhas! E também algumas Jaguatiricas maravilhosas.
Jaguatirica (Leopardus pardalis)

Quati (Nasua nasua)

Depois de fazer várias trilhas demos uma pausa pros nossos mustangues descansarem, em um lugar bem feio assim. Gente como eu amo esse lugar, é mágico, lindo! Definitvamente, a gente ama o que faz!

Bom, depois dessa pausa fomos fazer a Trilha da Pedra, a penúltima do dia. Subimos bastante e chegamos em um local com muita taquara, era impossível passar a cavalo. Descemos e amarramos o Sr. Rosado e meu Donzelo Pretinho e fomos nos embrenhando naquele mar de taquara, mas tava silencioso demais, fechado demais, e vimos um lugar muito parecido com uma toca, e das grandes! Resolvemos sair dali rapidinho, e nisso o Rosado se soltou da árvore onde estava amarrado e tava super nervoso! Já ficamos meio assim né, e dai veio o cheiro! Um cheiro forte, estranho! Pronto! Um Puma deve estar aqui perto! Passamos voando pelas taquaras, e acho que a Julinha nunca subiu tão rápido no Rosado, hahaha! Foi só subir e eles dispararam! É, acho que chegamos perto de ver o bichano! Ficamos meio apreensivas, mas bem que a gente queria né Julinha! Mas não presas naquele monte de taquara, mal conseguindo se mover, hehe! Terminamos assim nosso trabalho, fazendo mais uma trilha e voltamos para a Pousada... Depois de almoçar às cinco e meia da tarde voltamos para Floripa. E lá se foi mais um dia maravilhoso, cansativo mas bom demais de campo!

Valeu galera! Outra hora venho aqui pra contar mais pra vocês sobre nosso trabalho, que não deixam de ser nossas aventuras hehe!

Um abraço,
Anastácia

Um comentário:

  1. Olá Anastácia e meninas,
    Vim parabenizá-las pela iniciativa do blog e desejar boa sorte nas pesquisas atuais e futuros estudos a serem desenvolvidos.
    Eu ainda estou surpresa com a utilização dos cavalos para deslocamento durante as saídas a campo, mto legal!!
    Se precisarem de companhia para eventos futuros ou para o próximo congresso de masto em corumbá (uhuu rsrs) estou por aqui.
    Adorei conhecer vcs!! Bjao

    Paula Melges Felix
    Bacharel e Licenciada em Ciências Biológicas
    UEL - Universidade Estadual de Londrina - PR
    paula_mf2@hotmail.com - (43)9912 2122

    ResponderExcluir