Páginas


sexta-feira, 10 de junho de 2011

Jaguatirica (Leopardus pardalis)

Também conhecida como gato maracajá (principalmente no norte do Brasil) a jaguatirica ocorre do oeste do México ao norte da Argentina, sendo registrada por todo Brasil exceto sul do Rio Grande do Sul. Sendo o maior dos pequeno felinos brasileiros, chega a pesar até 16,5kg e possui hábitos solitários e noturnos. 


Estudos recentes têm mostrado que esta espécie exerce uma grande influência nas populações de outras espécies de felinos de pequeno porte. Segundo a teoria denominada "Efeito pardalis" a jaguatirica seria um competidor dominante, diminuindo a densidade de outros felinos de pequeno porte. Nossos resultados vão de encontro com este efeito, já que registros de outras espécies de pequenos felinos são raros.


Em nossa área de estudo a jaguatirica é o mamífero mais fotografado (um total de 36 fotos). Já foram identificados 4 indivíduos diferentes. Graças ao padrão de pelagem único em cada animal, como uma impressão digital, é possivel fazer tal estimativa.


Este felino se alimenta principalmente de pequenos mamíferos (roedores e marsupiais), entretanto pode predar répteis, anfíbios e aves, além de mamíferos maiores. Seu período gestacional varia entre 70 e 85 dias, gerando até dois filhotes. A jaguatirica é uma espécie ameaçada de extinção e considerada "em perígo" no estado de Santa Catarina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário